quarta-feira, 23 de junho de 2010

SpaceFox: mais perua que minivan


Na época que a SpaceFox foi lançada, o mercado de compactos familiares ainda vivia uma fase de encantamento com as minivans. Por isso, a Volkswagen resolveu tornar o modelo uma mistura dos dois estilos: o formato da carroceria era de perua, mas a posição era elevada, o banco traseiro corria e rebatia e o painel era aberto, ressaltando a iluminação do interior. Claro, tudo isso havia sido pensado para o Fox, mas combinou mais ainda com a SpaceFox.

O tempo passou e as minivans acabaram não tendo a hegemonia imaginada. É verdade que elas continuam aí – Meriva, Idea e a Livina que o digam -, mas Palio Weekend e 207 SW têm seu público e o líder nesse segmento, o Honda Fit, traz uma proposta meio lá e meio cá.

E o que fez a Volkswagen com a nova SpaceFox? Uma guinada em direção ao lado perua do modelo. A reestilização trazida do Fox encaixou com perfeição na sua carroceria, mais longa e “horizontal” que o hatch, e o novo painel, mais envolvente, deu o requinte que faltava ao interior de um veículo cujo preço é de médio.

Opção automatizada

O resultado é que a SpaceFox está com o caráter esportivo ressaltado e com uma nítida melhora no acabamento a ponto de deixá-la distante de Palio Weekend e 207 SW. Para completar, a VW lançou duas versões com câmbio de embreagem automatizada, o famoso I-Motion, um recurso que combina com sua proposta.

Mesmo assim, os atributos de minivan continuam lá na forma de 27 porta-objetos, do banco traseiro corrediço e da posição de dirigir mais alta. Mas a perua também está levemente mais requintada, com direito a frisos cromados na grade e na entrada de ar do para-choque, além de opção de bancos de couro.

Visão do alto

Avaliamos a SpaceFox com acabamento Sportline, o mais sofisticado, e câmbio I-Motion nas redondezas de Curitiba. A perua tem um pacote idêntico ao do Fox, seja pelo motor 1.6, seja pelo escalonamento das marchas e configuração de roda e pneu – 195/55 R 15.

A Volks disse que realibrou os amortecedores para torná-la mais confortável em pisos muito irregulares, mas a mudança é pouco perceptível. A SpaceFox, como outros VW, tem suspensão firme até mais do que se espera. A sensação de dirigir é conhecida: direção direta, motor que entrega torque na dose certa e respostas adequadas do sistema ASG de embreagem automatizada.

O que incomoda mesmo é a posição de dirigir artificialmente alta. Mesmo com ajuste de altura no mínimo, uma pessoa com mais de 1,80 m acaba vendo o painel de cima. Uma pena já que bastava aumentar o alcance do recurso para agradar mais clientes.
O acabamento, como dissemos, melhorou demais. Existe plástico por todos os lados e sem nenhuma película emborrachada, mas a textura é boa e nota-se que Volks quis deixar o modelo sem nenhum ponto da carroceria visível. Outra boa e simples solução foi adotar uma trava elétrica na tampa do porta-malas para facilitar o destravamento em situações em que você está com as mãos ocupadas.

Preço mantido

Ao contrário do Fox, a perua é tratada pela Volks como um compacto premium. Tanto assim que a configuração mínima traz ar, direção e trio elétrico de série, além de outros itens e custa R$ 48 790. Por R$ 6 400 a mais, o cliente leva mais equipamentos como sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga, ABS e airbag duplo sem falar em outros mimos opcionais como o sensor de estacionamento.

Ou seja, a marca não está preocupada com a rival da Fiat e sim em oferecer uma alternativa mais barata e equipada que o Fit. O monovolume da Honda continua imbatível no quesito versatilidade e conjunto mecânico – é o único com câmbio automático de cinco velocidades -, mas custa muito caro. Para se ter uma ideia, a SpaceFox Sportline I-Motion, topo de linha, é R$ 1 mil mais barata que o Fit LX 1.4 automático, o mais simples da gama.

A Volkswagen começará a vender a SpaceFox 2011 em julho e quer superar a média de 3 mil unidades por mês, fato raro até mesmo nas melhores épocas da perua. Beleza, equipamentos e conforto não faltam.

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